quarta-feira, 23 de julho de 2014

Tire aqui as suas dúvidas sobre a apresentação de hoje (23/07/14)

Olá, você que viu nossa apresentação de hoje (23/07/14) sobre Big Data, estruturas de dados e noções de algoritmos e ficou com alguma dúvida ou alguma observação a fazer, fique à vontade, esse post está dedicado exclusivamente a isso.
Deixe aqui nos comentários sua dúvida ou observação.






Link para o Slide: http://www.slideshare.net/maicsongabriel/fec-37285189

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom diria que não depende da proximidade do servidor e sim do modo como a rede é gerenciada, por exemplo boas redes possuem basicamente três camadas principais acesso(promove controle de acesso, como quais são os usuários definidos e restritos de acordo com sua credencial), distribuição(camada responsável pelo roteamento, que determina qual o tamanho de pacotes e controla o fluxo de dados por meio de firewalls),núcleo da rede(camada ligada ao backbone de alta velocidade da rede)
      desse modo pode se dizer que a camada de distribuição é a responsável pela coleta de dados, sendo assim depende muito do modo que os terminais burros serão implementados, pois estes podem estar na camada de acesso ou na camada de distribuição, por exemplo a UFS não possui a topologia de distribuição, tornando o controle dados responsabilidade da camada de acesso, no caso da UFS o controle usando Big Data seria efetuada nessa camada podendo ou não ser um servidor pois ainda é possível adotar uma topologia p2p.

      Excluir
  2. minha pergunta e sobre a big data.
    pelo que eu entendi ela nao é um servidor ou algo do tipo , e sim uma ferramenta certo ?
    se ela é uma ferramenta , não há possibilidade de criar um banco de dados unificado na rede ou algo do tipo com essa ferramenta ? se sim já existem projetos nessa área? ou algum interesse comercial nisso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se trata de um conjunto de recursos e ferramentas, é possível cria um banco de dados como essas informações,porem não existe hardware que suporte armazenar um volume de dados tão grande que em 2016 deve chegar a 1,3 zettabyte. bom de acordo como teorias da conspiração o USA já possui ferramentas poderosas e a capacidade de espionar nosso dados por meio de redes social e ISPs, mas se trata apenas de uma teoria não se pode confirmar se é verdade ou não, mas muito provavelmente sem nos sabermos devem existir muitas pesquisas nessa área pois controlar faz parte de quem deseja ter poder absoluto sobre os outros, diria que existe interesse comercial(google) e governamental(o mundo).

      Excluir
  3. Eu queria entender o motivo do PRISM ( aquele programa do governo americano ) foi considerado ilegal, afinal, muitas empresas utilizam e " compram big data " de outros site que se envolveram no prism...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom isso é um caso muito mais próximo ao direito, por exemplo é crime federal abrir uma carta que não é sua, ou seja é necessária uma autorização previa, caso contrario é espionagem e naturalmente violação de seus direitos, porem o que ocorre é que a internet é uma grande conjunto de redes sem donos ou nacionalidades, não existe território(Estado), sendo assim em alguns locais a legislação atrasada (Brasil), não possui ferramentas para proteger seus usuários, isso trata mais o ponto de vista diplomático, por exemplo se a sede da google lá em um pais asiatico que não possui legislação sobre o controle de dados da internet pode fazer uso de Big Data na boa sem ser punido pois é legal, mas no USA que possui esse tipo de legislação é ilegal sendo assim quem compra esses dados comete um crime que não pode ser comprovado, mas para um pais é um deslise muito grave podendo destruir relações internacionais como aconteceu entre Alemanha e USA.

      Excluir
  4. Com relação as listas. Você mencionou diversos tipos, o que eu não entendi é se cada um daqueles tipos citados tem a sua funcionalidade dependendo da situação ou tem um tipo que predomina?(Ex: a organização em pilha funciona melhor pra um tipo de sistema específico e em fila para outro tipo, ou uma vem pra substituir a outra?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ali estava me referindo a tipo de dados primitivos ou não primitivos, mas cada tipo de Estrutura de dados possui uma aplicação mais indicada, como citei na apresentação listas são boas para armazenamento de dados que não dependem de consultas, pilhas para guardar históricos para usar recursão e por ai vai, mas não servem uma para substituir uma pela outra de modo que alguma entre em desuso, pois cada tipo de ED pode ser considerada como series de aprimoramentos para se adequar a cada aplicação.

      Excluir