quarta-feira, 16 de julho de 2014

Estruturas de dados (definição)

Olá, nesse post irei falar um pouco mais sobre estruturas de dados.

No maravilhoso mundo da computação, uma estrutura de dados é um modo particular de armazenar e organizar dados em um computador de modo que possam ser usados com eficiência.
Existem diferentes tipos de estruturas para diferentes tipos de aplicação, enquanto algumas são bem simples, existem outras que são altamente especializadas que se destinam a tarefas específicas. Um exemplo das estruturas especializadas são as B-trees, que são particularmente indicadas para a implementação de bases de dados.
Estruturas de dados e algoritmos são temas fundamentais na computação, sendo utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento e com os mais diferentes propósitos de aplicação. Sabe-se que algoritmos manipulam dados. Quando estes dados estão organizados de forma coerente, caracterizam uma estrutura de dados. A organização e os métodos para manipular essa estrutura é que lhe conferem singularidade e diminuição do espaço ocupado pela memória RAM, além de tornar o código-fonte do programa mais enxuto e simplificado.
Existem estruturas de dados homogêneas, por exemplo, vetores e matrizes, que são formadas pelo mesmo tipo de dado primitivo, e existem estruturas heterogêneas (registros) que são conjuntos de dados formados por tipos de dados primitivos diferentes em uma mesma estrutura.
As estruturas de dados podem transformar um problema que antes era enorme em um probleminha de fácil resolução.
Essas estruturas estão em constante desenvolvimento, mas, apesar disso, existem estruturas que são clássicas e se comportam como padrões. São elas os vetores e os arrays.


Esse post foi apenas uma leve explanação sobre estruturas de dados, já existem alguns posts mais específicos sobre tipos de dados no Blog.

Aqui estão alguns links sobre estruturas:
 Estruturas de Dados e os ponteiros da vida
Array
Lista encadeada
Lista Ordenada
___________________________________________________________
Qualquer dúvida deixe nos comentários que procurarei responder em breve.
___________________________________________________________
Fonte:Estrutura de dados

3 comentários:

  1. E o que seriam dados primitivos?e arrays?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dados primitivos são os tipos de dados de uso comum ou seja dados que não são definidos por usuários, em programação imperativa a depender da linguagem adotada você vai ver tipos de dados estruturados ou seja definido pelo usuário, já os tipos primitivos são do tipo inteiro(int, integer...), real (double,float,real), cadeia de caracteres(String), carácter(char) e por ai vai, já o array é uma estrutura de dados simples e homogênea(todos os dados devem ser do mesmo tipo) ele possui a capacidade de armazenar dados primitivos e dados definidos pelo usuário (objeto, struct, registro) ele vai armazenar cada dado associado a um índice onde pode o dado pode ser consultado por meio deste índice, o grande problema de um vetor(array) é o fato de possuir tamanho limitado na declaração de variáveis, desse modo é uma ED limitada podendo se tornar um inconveniente.

      Excluir
    2. Muito bem explicado, e sobre os arrays você pode ter mais detalhes nesse post -> http://dividirpraconquistar.blogspot.com.br/2014/05/array-o-tipo-de-estrutura-de-dados-mais.html

      Excluir