Você sabe o que é Big Data ?
Big Data é um termo popular usado para descrever o crescimento, a disponibilidade e o uso exponencial de informações estruturadas e não estruturadas.
Segundo Edd Dumbill, colaborador da Forbes, Big Data são "Dados que excedem a capacidade de processamento dos sistemas de banco de dados convencionais. Os dados são muito grandes, se movem muito rápido, ou não se encaixam nas restrições de suas arquiteturas de banco de dados. "
Em outras palavras, é um conjunto de tecnologias para captura, armazenamento e análise de grandes volumes de dados.
http://blog.sqlauthority.com/ |
A novidade no Big Data é lidar com os chamados dados não-estruturados, que até então só podiam ser compreendidos por pessoas. São eles, postagens em mídias sociais, vídeos, geolocalização e comportamentos de clientes que dependem de contexto para ter sentido.
Esses dados não-estruturados representam 85% das informações com as quais as empresas lidam hoje.
Uma das utilizações mais frequentes do Big Data é feita por empresas que utilizam esse recurso para armazenar dados de clientes e, posteriormente, acessá-lo. Isso torna o Big Data importante para o negócio, já que ele é convencional e oferece praticidade e velocidade na recuperação desses dados.
http://siliconangle.com/ |
As principais características do Big Data são: volume, variedade e velocidade.
- Volume
O aumento do volume de dados se dá principalmente devido as transações de dados armazenados ao longo dos anos. Esse grande volume de dados criou um problema de armazenamento no passado, mas com os atuais baixos custos de armazenamento isso não é mais um problema.
- Variedade
Os dados de hoje vem em todos os tipos de formatos. Sejam bancos de dados tradicionais, arquivos de texto, e-mail, medidores e sensores de coleta de dados, vídeo, áudio, dados de ações do mercado e transações financeiras.
- Velocidade
A velocidade é essencial tanto na produção de dados, quanto no tratamento dos mesmos para atender a demanda.
Problemas com o Big Data
O maior obstáculo seria a privacidade, ou melhor, a ameaça à privacidade representada pelo aumento de armazenamento e integração de informações pessoalmente identificáveis. Se a recomendação de links patrocinados pelo Google já parece invasiva à maioria das pessoas, o mundo e a legislação atual não estão preparadas para as possibilidades que o Big Data oferece de agregar, analisar e tirar conclusões a partir de dados até então dispersos. Grupos de especialistas lançaram várias recomendações de políticas para adequar a prática às expectativas de privacidade.
Depois de ler esse post você deve estar se perguntando: então eu também tenho Big Data ? A resposta é sim. Mesmo que você discorde, qualquer pessoa que tem acesso a mídias sociais ou até mesmo que possui uma conta em um banco ou registro em sites de compras, por exemplo, possuem dados armazenados no Big Data.
Espero ter ajudado. Perguntas e críticas são sempre bem-vindas, deixe nos comentários que procurarei responder a todos.
Referências: http://oglobo.globo.com/infograficos/bigdata/
Nenhum comentário:
Postar um comentário