Lógica de programação
É o modo como se escreve um programa de computador, um
algoritmo. Um algoritmo é uma sequência de passos para se executar uma função.
Um exemplo de algoritmo, fora da computação, é uma receita de bolo.
Na receita, devem-se seguir os passos para o bolo ficar
pronto e sem nenhum problema.
Na informática, os programadores escrevem as “receitas de
bolo” (algoritmos) de modo que o computador leia e entenda o que deve ser
feito, ao executar o algoritmo. Para isto é necessário uma linguagem de
programação.
A linguagem de programação é como uma língua normal, um
grupo de palavras com significados. No caso da programação, a maioria das
linguagens é escrita em Inglês. Estas linguagens fazem o computador assimilar
cada comando e função de um algoritmo, depois executar cada função.
A linguagem de programação é somente como se escreve o
algoritmo. O grande problema para muitos é o que “dizer” para o computador
fazer o que é desejado. Para o aprendizado foi desenvolvido o Software VisualG,
que auxilia a programação totalmente em português. Com este software, não é
necessário pensar em linguagem de programação, pois todos os comandos são em
Português, ficando assim o foco na Lógica.
Na hora de programar alguns passos são indispensáveis, como
Declarar Variáveis. Variáveis podem ser escritas por letras ou números, que
representam um valor que pode ser mudado a qualquer momento.
Cada variável tem um espaço na memória para armazenar seus
dados. Porem existem vários tipos de dados, sendo os mais comuns:
- Numérico: todo e qualquer tipo numero, positivo ou negativo
- Reais: podem ser positivos ou negativos e decimais.
- Caractere: São os textos. Qualquer numero pode entrar aqui,
porem não terá função matemática.
Saber lógica de programação é saber o melhor jeito de
escrever um código, para o computador interpretar corretamente. É saber se
comunicar com a maquina a partir de uma linguagem seja lá qual for.
Um exemplo de algoritmo, que tem como objetivo somar 3
números inteiros.
Algoritmo "soma"
Var
Num1, num2, num3, resultado: inteiro
Inicio
escreval("Este programa ira
somar 3 números inteiros de sua escolha:")
escreval("Digite um numero
inteiro:")
leia(num1)
escreval("Digite um numero
para somar ao primeiro numero:")
Leia (num2)
escreval("Digite um terceiro
numero para somar aos outros 2 numeros:")
Leia (num3)
Resultado <- num1+num2+num3
escreval("O resultado é:
")
escreval (Resultado)
fimalgoritmo
No algoritmo acima, alguns elementos são os comandos
específicos da linguagem "Portugol": Var, Inicio, Escreval, leia,
<-, Fimalgoritmo, :Inteiro. Estes comandos têm funções especificas, e um dos
objetivos da lógica de programação é entender como eles funcionam. Cada
linguagem tem um correspondente a estes comandos, com a mesma função, porem
escrito de modo diferente (sintaxe).
Espero que tenham entendido! Qualquer dúvida deixe nos comentários que assim que puder responderei-a.
Lógica de programação
- Numérico: todo e qualquer tipo numero, positivo ou negativo
- Reais: podem ser positivos ou negativos e decimais.
- Caractere: São os textos. Qualquer numero pode entrar aqui, porem não terá função matemática.
Num1, num2, num3, resultado: inteiro
Espero que tenham entendido! Qualquer dúvida deixe nos comentários que assim que puder responderei-a.
Nenhum comentário:
Postar um comentário