quinta-feira, 24 de abril de 2014

Lógica de programação

Lógica de programação



É o modo como se escreve um programa de computador, um algoritmo. Um algoritmo é uma sequência de passos para se executar uma função. Um exemplo de algoritmo, fora da computação, é uma receita de bolo.

Na receita, devem-se seguir os passos para o bolo ficar pronto e sem nenhum problema.

Na informática, os programadores escrevem as “receitas de bolo” (algoritmos) de modo que o computador leia e entenda o que deve ser feito, ao executar o algoritmo. Para isto é necessário uma linguagem de programação.

A linguagem de programação é como uma língua normal, um grupo de palavras com significados. No caso da programação, a maioria das linguagens é escrita em Inglês. Estas linguagens fazem o computador assimilar cada comando e função de um algoritmo, depois executar cada função.

A linguagem de programação é somente como se escreve o algoritmo. O grande problema para muitos é o que “dizer” para o computador fazer o que é desejado. Para o aprendizado foi desenvolvido o Software VisualG, que auxilia a programação totalmente em português. Com este software, não é necessário pensar em linguagem de programação, pois todos os comandos são em Português, ficando assim o foco na Lógica.

Na hora de programar alguns passos são indispensáveis, como Declarar Variáveis. Variáveis podem ser escritas por letras ou números, que representam um valor que pode ser mudado a qualquer momento.
Cada variável tem um espaço na memória para armazenar seus dados. Porem existem vários tipos de dados, sendo os mais comuns:

  • Numérico: todo e qualquer tipo numero, positivo ou negativo
  • Reais: podem ser positivos ou negativos e decimais.
  • Caractere: São os textos. Qualquer numero pode entrar aqui, porem não terá função matemática.
Saber lógica de programação é saber o melhor jeito de escrever um código, para o computador interpretar corretamente. É saber se comunicar com a maquina a partir de uma linguagem seja lá qual for.

Um exemplo de algoritmo, que tem como objetivo somar 3 números inteiros.

Algoritmo "soma"
Var 
Num1, num2, num3, resultado: inteiro

Inicio
escreval("Este programa ira somar 3 números inteiros de sua escolha:")
escreval("Digite um numero inteiro:")
leia(num1)
escreval("Digite um numero para somar ao primeiro numero:")
Leia (num2)
escreval("Digite um terceiro numero para somar aos outros 2 numeros:")
Leia (num3)
Resultado <- num1+num2+num3
escreval("O resultado é: ")
escreval (Resultado)
fimalgoritmo

No algoritmo acima, alguns elementos são os comandos específicos da linguagem "Portugol": Var, Inicio, Escreval, leia, <-, Fimalgoritmo, :Inteiro. Estes comandos têm funções especificas, e um dos objetivos da lógica de programação é entender como eles funcionam. Cada linguagem tem um correspondente a estes comandos, com a mesma função, porem escrito de modo diferente (sintaxe).

Espero que tenham entendido! Qualquer dúvida deixe nos comentários que assim que puder responderei-a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário